O novo sercretário nacional da RNP+ Brasil, Lucas Soler
Picture
A ideia de institucionalizar a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, a RNP+ Brasil, ganhou destaque durante o IV Encontro da Rede, que terminou na tarde desse domingo em Atibaia, interior paulista. “Ainda iremos discutir muito este assunto, mas talvez essa seja uma opção para melhorar nossa capacidade de captação de recursos com vista à ampliação das nossas ações, mas sem perder a característica de universalidade da Rede”, explicou o novo secretário nacional da RNP+ Brasil, Lucas Soler.

Lucas, que passou a ocupar durante o encontro o cargo deixado por Marco Aurélio da Silva, contou à Agência de Notícias da Aids que os três dias de reuniões foram úteis para além de resgatar as lembranças daqueles que morreram em decorrência do HIV, definir os novos desafios da Rede.

Segundo o ativista, irão constar no documento político do encontro, a necessidade de uma lei que criminalize a discriminação contra os portadores do HIV, sobretudo no âmbito laboral; a importância de se enfrentar a feminização da epidemia, garantindo as mulheres o direito de ser mãe; e a enorme preocupação dos membros da Rede com os constantes desabastecimentos de antirretrovirais e, mais recentemente, dos kits de exame de carga viral.

Este documento elaborado com base nos grupos de trabalho realizados durante o encontro será finalizado e divulgado nas próximas semanas.

Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, sendo que apenas 12 não integram a Rede e foram convidados para debates técnicos, como os deputados federal e estadual, respectivamente, Chico D´Angelo (PT-RJ) e Fernando Capez (PSDB), coordenadores das Frentes Parlamentares Nacional e do Estado de São Paulo de Luta contra o HIV e a Aids.

Mais sobre a RNP+

Em 1995, durante a realização do V Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, o "Vivendo", organizado pelo Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro e Niterói, um grupo de 10 pessoas portadoras do vírus reúnem-se e decidem criar uma rede de pessoas vivendo com HIV/aids seguindo o modelo da GNP+ (Rede mundial de pessoas vivendo com HIV/Aids).


Surge então RNP+ Brasil, uma organização nacional de pessoas vivendo com HIV/aids, sem vínculo político-partidário e religioso, que atua na promoção do fortalecimento das pessoas sorologicamente positivas para o vírus HIV, independente de gênero, orientação sexual, credo, raça/cor ou etnia e nacionalidade.

A Rede busca a defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV; e a criação de núcleos de pessoas soropositivas, apoiando-as na formação de grupos de ajuda-mútua.

Fonte:Redação da Agência de Notícias da Aids

 
RNP+Brasil

Evento discute políticas públicas para pessoas que vivem com HIV/aids


Agosto 4, 2011 
A elaboração de propostas para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para as pessoas que vivem com HIV/aids é um dos principais objetivos do IV Encontro Nacional da RNP+Brasil. O evento será realizado em Atibaia/SP, entre os dias 4 e 7 de agosto, e discutirá temas relacionados ao tratamento, à assistência e à melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A violação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids, a integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS), a distribuição de antirretrovirais e a utilização de equipes multidisciplinares serão alguns dos assuntos em debate.
Gil Casimiro, gerente de processos da Coordenação de Direitos Humanos, Risco e Vulnerabilidade do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, destacou a importância da iniciativa. “A participação social é fundamental para o aperfeiçoamento das políticas públicas”, afirmou. De acordo com Casimiro, o encontro poderá demonstrar aspectos que precisam ser aprimorados nos serviços públicos de saúde e apontar os principais desafios enfrentados em cada região do país.
As propostas referendadas no evento serão reunidas em documento que será divulgado na internet e encaminhado para instituições que tratam das questões abordadas e outros representantes do movimento de luta contra a aids.


RNP+Brasil
 A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Brasil) é uma organização nacional, sem vínculos político-partidário e religioso, que defende os direitos das pessoas que vivem com HIV/aids. Qualquer indivíduo sorologicamente positivo para o vírus pode fazer parte da RNP+ Brasil, desde que siga os princípios da rede e esteja cadastrado em um de seus núcleos. Mais informações podem ser encontradas na página oficial da instituição: http://www.rnpvha.org.br/

Fonte: Portal Ministério da Saúde -  www.aids.gov.br
 
Picture
Ativistas reclamam ao Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, de falhas no auxílio doença e na ‘desaposentadoria´ de soropositivos    

Ministro Garibaldi recebe ativistas de luta contra a aids em Brasília

28/07/2011 - 17h28

Mesmo com atestados médicos de inaptidão para trabalhar, portadores do HIV e aids estão com dificuldade de receber o auxílio financeiro da Previdência Social para casos de doença. Muitos daqueles que estavam aposentados por invalidez estão também sendo convocados a se reapresentarem ao trabalho sem condições físicas para exercerem suas funções.

Essas reclamações foram levadas por ativistas que lutam contra as DST/Aids ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, em audiência ocorrida na tarde dessa quarta-feira em Brasília. 

Os representantes das pessoas vivendo com HIV e aids pediram uma reavaliação da Resolução nº 89, de 2002, que aborda benefícios previdenciários para soropositivos. 

Segundo a diretora da área de Saúde do Trabalho do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), Filomena Gomes, em agosto será aberta uma consulta pública sobre o assunto no site da Previdência (www.mpas.gov.br).

O Ministro Garibaldi solicitou aos ativistas um relatório com casos de perícias que atestaram como aptos ao trabalho pessoas sem capacidade laborativa.

Participaram ainda do encontro representando o Governo, o procurador federal especializado no INSS, Alessandro Stefanutto; o coordenador geral de perícias médicas do INSS, Alexandre Coimbra; e o coordenador da Unidade de Articulação com a Sociedade Civil e Direitos Humanos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Gilvane Casemiro.

Representando a sociedade civil estiveram Cláudio Pereira, do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo; Fátima Baião e Josimar Pereira, respectivamente, do Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro e de Niterói; Renato da Matta, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+) - Núcleo Rio de Janeiro; e Willian Amaral, do Fórum de ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Redação da Agência de Notícias da Aids

    Autor

    RNP+ Núcleo RJ

    Arquivos

    Maio 2012
    Janeiro 2012
    Agosto 2011

    Categorias

    All